O Brasil é um país incrível, muito rico culturalmente e muito diferente também, dependendo da região. De norte a sul, você se deslumbrará com as belezas que ele tem a oferecer.
É o maior país da América do Sul e um dos únicos que não tem o espanhol como idioma oficial, e sim o português. Apesar dos jovens conseguirem se comunicar em inglês, não é algo tão corriqueiro. No entanto, as pessoas tentarão ajudar da melhor forma possível.
Capital: Brasília
Visto: Veja quais nacionalidades precisam de visto para entrar ao Brasil.
Seguro Viagem: O SUS atende brasileiros e estrangeiros residentes no país sem custo. Portanto, o seguro-saúde é recomendado para viajantes estrangeiros.
Vacinas: Não exige nenhuma vacina, porém verifique no Portal do Governo se houve alguma alteração. Caso esteja indo para alguma área de risco, é recomendado ter a vacina de febre amarela.
Moeda: A moeda local é o Real.
Idioma: O idioma oficial é o portugês e o inglês é falado, principalmente, pelos jovens.
Voltagem: 127V e 230V. Tomadas tipo C e N.
Dirigir no Brasil: O viajante pode dirigir com carteira de habilitação estrangeira ou internacional por um período de 180 dias e deverá apresentá-la junto à carteira de identidade.
O Brasil é o país da diversidade. Tanto no seu povo, na música e na gastronomia, quanto nas belezas naturais. Cada região tem a sua cultura e merece ser explorada. É um destino que tem o sol quase o ano todo, com clima tropical em boa parte do território. Porém, é importante verificar a época de chuva. Para viagens para o Pantanal ou Amazônia, por exemplo, o ideal é ir na época de seca, entre Junho e Agosto.
Sua moeda local é o Real e cartões de crédito e débito são bem aceitos na grande maioria dos estabelecimentos. Principalmente, nas grandes cidades. Além disso, não são todos os lugares que tem wifi gratuíto. Portanto, você pode comprar um chip de celular pré-pago nas bancas de jornais.
“Praias brasileiras”
“Balneário Camboriú”
O Brasil é tão bonito por natureza, como diz a música de Jorge Ben Jor. São inúmeros os lugares a se visitar. Por ser um país grande em extensão territorial, que não têm trens disponíveis e que depende do sistema rodoviário ou aéreo, as distâncias se tornam longas ou caras. Portanto, o melhor a se fazer, é dividir a viagem por regiões.
Na região sul, a Serra Gaúcha é deslumbrante e você vai se encantar com a beleza dos canyons. Já em Blumenau, a segunda maior festa da cerveja do mundo toma conta, a Oktoberfest. Sem falar da imponência das Cataratas do Iguaçu, que são uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
A região sudeste é onde fica o centro financeiro do país e a maior cidade também, São Paulo. Mas não é só isso que se verá ali. Ouro Preto guarda tesouros históricos de quando ainda eram parte de Portugal. Já Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo e inserido na natureza. Também há as belas praias de Ilha Bela, Guarapari, Paraty, Trindade e Copacabana. E, é nesta região, também, que está o famoso Cristo Redentor.
Ao contrário do que muitos pensam, São Paulo não é a capital do país. Brasilia, que é a capital, fica na região central do país e foi projetada por Lucio Costa no formato de um avião. É nesta região também que fica Bonito, um destino incrível com lagos cristalinos e grutas. Também vale a pena viajar pelo Trem do Pantanal e conhecer a maior planice alagada do mundo.
A região nordeste é de arrepiar. Tem as praias mais lindas do país, como São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas. Sem falar de toda a beleza exuberante de Fernando de Noronha, dos Lençois Maranhenses, de Caraíva, das dunas de Genipabu e a Praia de Pipa. Não dá pra ir e não conhecer também o Pelourinho e o Canion do Xingó.
Já a região Norte abriga a maior floresta tropical, a Amazônia. Mas existem vários lugares para visitar como Parintins, o Arquipélago de Anavilhanas, a Ilha de Marajó, as praias de Alter do Chão, o incrível Parque do Jalapão e o encontro das águas em Manaus.
Sugestão de budget diário – €30 – €70
Obs1: Esta é apenas uma sugestão de verba por pessoa por dia, sem contar a hospedagem ou passagem aérea.
Obs2: Utilizando as dicas de como economizar que seguem abaixo, você poderá diminuir este valor! No entanto, se você preferir comer em restaurantes mais chiques e/ou fazer passeios exclusivos, esse valor aumentará consideravelmente.