Top
Finlândia, Helsinki, expatriados, país mais feliz do mundo, lado B da Finlândia, alcoolismo, solidão, escuridão

Amanhã faz um ano que chegamos na Finlândia. Um ano. Passou tão rápido, que nem parece. E, sinceramente, nem sentimos tanto! Eu tenho uma teoria para isso, não é o que dizem que quando estamos nos divertindo a hora passa voando? Então, eu penso que quando estamos tendo bons momentos, a vida também voa!

Para falar a verdade, eu tenho sentido que a vida passa atropelando mesmo. Ela não tem tempo a perder e, que cada vez mais, temos que viver o agora! Por isso, creio que esse possa ser o motivo por não termos sentido o tempo passar!

Nós viemos de coração aberto. Viemos dispostos ao novo, a respeitar as diferenças, a aceitar que teríamos uma vida diferente e a agradecer – sempre – por todas as oportunidades que surgissem no caminho. E a vida tem sido muito generosa conosco. Não temos luxo, vivemos em um apartamento de estudante, temos estilo de vida de estudantes (mesmo com mais de 30 anos) e isso não é vergonha pra ninguém. Sabe porquê? Porque quando investimos em nós, quando damos um passo para trás, vemos que temos um mundo nos esperando à frente!

Este ano não foi fácil. Foram muitos desafios, muitas novidades, muitas frustrações. No entanto, passamos por cada uma juntos, dispostos a superá-los! Muitas pessoas vêem a Finlândia como o país perfeito. O país que tudo dá certo, que as pessoas são felizes, que o governo funciona, que é o país do mundo mágico de Oz. Mas não é. Não são problemas como os do Brasil, pelo menos não todos. No entanto, existem muitos problemas que a sociedade enfrenta, incluindo finlandeses e estrangeiros.

Mas este texto não é para reclamar. Aliás, isso foi algo que eu não me dei o direito de fazer no último ano. Independente do que acontecesse. Problemas sempre teremos. Nós, seres humanos, adoramos criar problemas. Como lidar com eles, já é uma opção de cada um. Eu resolvi não encará-los como problemas, e sim, como situações indesejadas que precisam ser solucionadas.

E assim, encerramos este primeiro ano muito mais maduros, mais unidos e muito mais fortes. Encerramos com a vontade de sempre olhar para o futuro com olhos de quem vive e realiza, e não de quem vive para um dia realizar. O viver é agora, não amanhã. Corra atrás dos seus sonhos. Não espere que ninguém faça isso por você, porque ninguém vai batalhar tanto para conseguir algo como você!

Gratidão é o que sinto. Por neste ano ter evoluído muito como ser humano e por ter a oportunidade de sempre realizar os meus sonhos e os do Gordo!

No post de hoje para o BPM, divido um assunto que precisa de muita atenção e carinho! É um assunto que afeta toda a sociedade e a economia do país. Um assunto que acredito que chega a ser problema de saúde pública! Com toda certeza, digo que é o artigo mais profundo que eu já escrevi lá. Espero de coração que você leia e reflita sobre ele! Inclusive, há um curto documentário que mostra a realidade que, muitas vezes, fica escondida para o mundo!

Espero que goste!

 

Meu primeiro ano na Finlândia e o lado B do país perfeito – BrasileirasPeloMundo.com

Neste mês de agosto completo um ano de Finlândia! Minha nossa, como passou rápido! Neste artigo, quero refletir e dividir algo um pouco diferente. Até hoje, só mostrei coisas positivas e vou continuar assim, no entanto, depois deste tempo aqui, me sinto um pouco mais preparada para compartilhar sobre um outro lado que acredito que também precisa de atenção.

 

LEIA MAIS