
Eu amo viajar para a África. Muitas pessoas pensam que só tem safari por lá, mas não, tem muito mais que disso! Você conhece Zanzibar ou já ouviu falar?
Hoje, divido algumas coisas boas e outras nem tanto sobre este destino que eu já tive a oportunidade de visitar duas vezes. Vale ressaltar que nenhuma das fotos tem filtro. Zanzibar é simplesmente assim, maravilhoso!
A Ilha
Zanzibar é uma ilha no Oceano Índico, que fica a 20 minutos de avião de Dar Es Salam e pertence à Tanzânia. Existem algumas opções para chegar até lá. A passagem de avião custa em torno de $50 e existem algumas empresas que fazem o trajeto. Além disso, é possível contratar um piloto particular que pilotam aviões menores, estilo teco-teco. Outra opção é ir de balsa. Neste caso, o percurso demora em torno de 2 horas.
Eu já viajei tanto por avião comercial, teco-teco como de balsa. Em todas as vezes, compramos a passagem quando chegamos no local. Com a experiência que tenho, acredito que o melhor é ir por voo comercial.
Cultura
A ilha é formada por uma mistura étnica variada e a maioria dos locais são muçulmanos. No entanto, existem católicos e hindus também. O idioma é o Swahili, mas muitas pessoas falam inglês devido ao turismo. Em nenhum momento nos sentimos desconfortáveis por andar de bikini ou qualquer vestimenta diferente. Eles estão bastante acostumados com os estrangeiros. Aproveitando para mencionar, infelizmente no continente foi desconfortável andar de short e blusas sem manga. Então, é preciso ter mais cuidado em Dar Es Salam.
Praias
As praias são maravilhosas, tanto as do norte como as do sul. A primeira vez, ficamos em um resort no sul que descobrimos assim que chegamos. Não tínhamos reserva e foi tudo na sorte mesmo! As praias do sul não tem muita areia, mas são incríveis e é possível fazer passeios para ver golfinhos. Da segunda vez, ficamos em Nungwi, localizado ao nordeste da ilha e uma das regiões mais famosas para se hospedar.
As fotos do mar falam por si só!
Hotéis e Resorts
Existem muitas opções de hospedagem. Uma das coisas boas de Zanzibar é que ainda é um destino barato em relação a outros destinos paradisíacos como as Maldivas, por exemplo.
Infelizmente, não lembro o nome do primeiro hotel que ficamos. Já o segundo, foi um hotel boutique chamado The Zanzibari. Nele, optamos por meia pensão e tínhamos direito ao café da manhã e mais uma refeição. Nós adoramos! Era muito tranquilo e a comida, simplesmente fantástica.
Lua de Mel
É um lugar perfeito para passar a lua de mel. Pelo mesmo motivo já citado acima, ele é bem mais em conta que outros destinos. Nós passamos o nosso aniversário de casamento em 2013 e foi perfeito. Apesar do nosso hotel ser menor que muitos outros na região, ele era muito bem estruturado. Levando isso em conta, acredito que na maioria deles, você não precise nem sair do hotel para aproveitar. Sem falar que oferecem diversos passeios.
Passeios
Não faltam passeios na Ilha e existem diversas operadoras na região! Nós fizemos um de barco que nos levou aos arredores da ilha de Pemba; para ver golfinhos e também para almoçar. Fizeram um peixe na brasa em pleno alto mar, limpando-o no próprio barco e cozinhando-o ali mesmo. Tudo bem raiz e ficou uma delícia!
Nós decidimos comprar os nossos passeios de vendedores próximos ao hotel. Temos esse problema. Nem sempre viajamos com tudo esquematizado. Adoramos desbravar, mas você pode ir com todos os tours comprados e organizados!!
Corrupção
Nem tudo são flores e, infelizmente, passamos por algumas situações desagradáveis no caminho. O trajeto do centro até o norte (ou sul) da ilha nem sempre é tranquilo. Pelo menos no trajeto que fizemos do norte até a cidade – que demorou em torno de uma hora – fomos parados algumas vezes em ‘barreiras policiais’. Em cada parada, o policial tentava extorquir nosso motorista de alguma forma. Triste, mas verdadeiro.
Aluguel de Carro
Pelo motivo acima, creio que apesar de ser muito caro andar de taxi (nós pagamos $80 para ir até o centro e voltar), pode ser o meio mais seguro. Ouvimos muitas histórias de pessoas alegando que foram barradas e foram extremamente extorquidas pelos policiais. Na época, nós decidimos ir apenas uma vez na Stone Town (centro). O restante, aproveitamos passeando e relaxando nas proximidades do nosso hotel. Em nenhum momento quisemos alugar carro. Acredito que, mesmo tendo saído cara a corrida, provavelmente foi mais barata do que um policial poderia nos pedir.
Fred Mercury
Se você vai pra lá acreditando que vai conhecer a história dele, não se iluda tanto. Infelizmente, não existe muita coisa a respeito dele e a casa onde nasceu, não é tão bem conservada assim. Pelo menos, não encontramos muita coisa para ver! =(
Feira de Comida
Na Stone Town, fazem uma feira de comida ao ar livre bem na praça. Preparem-se para gastar um bocado ao experimentar as iguarias. Sabem que somos turistas e o preço sobe algumas cifras! Negocie e pague antes de pedir, pois o valor pode assustar depois! De todas formas, vale a pena provar!
Independente de termos tido situações não tão agradáveis no caminho, eu ainda amo Zanzibar. Acho que é um dos destinos de praia mais lindos que já fui. Acordar com essa vista abaixo foi incrível!

Vista do Nosso Quarto