
Antes de vir para a Finlândia, tínhamos muitas dúvidas do que encontraríamos nos mercados. Pesquisamos sobre a alimentação e sabíamos que provavelmente teríamos de tudo. No entanto, pelo clima frio, pensamos que talvez só encontraríamos produtos de forma congelada ou até frescos e sem sabor em algumas épocas do ano!
Quando vivi em Dubai, as verduras, legumes e frutas não tinham muito gosto. Acho que na maioria das vezes eram colhidas muito cedo para serem exportadas. E, quando chegavam lá, mesmo maduras, perdiam seu sabor. Pensava que poderia ser assim aqui também!
Resulta que aqui não sentimos tanto isso! Os mercados estão repletos de produtos frescos e, apesar de já termos comprado algumas coisas que não eram muito boas, a qualidade da maioria é muito boa! Apesar de não terem um clima apropriado, existe agricultura aqui. Muitos itens são cultivados em estufas. Desta forma, conseguem apoiar a venda de produtos nacionais. Eu contei um pouco sobre a alimentação dos finlandeses no Brasileiras pelo Mundo. Compartilho sobre o que é mais típico, sobre a pecuária e a produção orgânica e de Fair Trade!
Batatas: Base da Alimentação Finlandesa

Container Lotado de Batata
Frutas
É até possível encontrar frutas vindas do Brasil! É o caso dos melões, melancias e limões Tahiti. O limão siciliano acaba sendo mais barato e é o que consumimos no nosso dia-a-dia! Também sempre temos frutas em casa. Porém, sempre as que estão na promoção que, normalmente, são as da estação! Agora banana sempre tem e optamos pela orgânica que vem do Peru. O sabor dela é bem diferente da comum e o preço não muda muito!

Preços da Melancia e dos Melões

Preço do Limão Tahiti
As frutas típicas aqui são maçã, frutas vermelhas e a cloudberry (em portugês: amora branca). Essas últimas se vêem aos montes no verão, mas nesta época do ano não são tão comuns! O que temos tido aos montes no momento são mexericas!

Frutas
Verduras
Aqui eles vendem os temperos e algumas verduras em vasinhos! Também existem temperos secos vendidos em potinhos! Já nos vasinhos, todos vem frescos para usar em casa!

Vasos de Ervas, Temperos e Verduras.
Fato Curioso
Eles são meio fissurados nos pepinos! Juro que até hoje não entendi por que embalam um por um. Esses da foto são produzidos aqui inclusive, mas até os que vem de fora são embalados separadamente. Deve ser muito amor por pepino hahaha! Mas cá entre nós, o pepino é a fruta – das frutas salgadas pode se dizer? – que eu mais gosto! Ao escrever este post, descobri que ele é uma fruta e eu nem sabia! Alguém mais também não sabia disso?

Pepinos. Muitos Pepinos Embalados!
Nas fotos não deu para mostrar tudo que havia no mercado, mas temos diversas opções! Esse é só um dos mercados que temos aqui. Na verdade, é a rede de mercados mais barata daqui, o Lidl. É possível encontrar outras variedades de produtos em outros mercados também. E, eu sempre tento dar prioridade para os produtos finlandeses. Por que, apesar de haver um controle rígido de agrotóxicos na Comunidade Européia, a Finlândia é considerada um dos países com o menor índice de consumo e de uso deles.
Carol
Adorei!
Eu não tinha a menor ideia de que pepino era uma fruta! Que engraçado embalar um a um… desconhecia isso também!
Aprendi com o post que Meloni é Melão em Finlandês – já tenho 1 palavra para o meu vocabulário hahaha
Beijos
K
HIAL
Hahaha eba K!! Que bom saber que eu não era a única! Haha tenho várias outras que posso te ensinar hahaha
Adoro te ver por aqui! Um beijo!
Bela
Pepino é fruta? 😮
Acabei de encontrar seu blog, por acabo. Cheguei na Finlândia ano passado e tenho um canal no youtube mostrando meu dia a dia, sim com daily vlogs.
Uma coisa que eu sinto muito a falta é de chuchu! Eu amava comer chuchu!
A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!
HIAL
Oi Bela!!! Siiim, acredita? Eu também não sabia! Eu sinto falta de couve, mas já tenho a semente para plantar! hahaha
Que legal, fico feliz que me encontrou por aqui! Eu cheguei o ano passado também! Vou passar no seu canal para assistir!
Obrigada pelo recadinho!
Um beijo,
Lili