Top
Florença, Firenze, Itália, atrações, o que fazer em Florença, culinária italiana, gastronomia, aperitivo, aperitivi, comida, turismo

Nos planos de um turista a caminho da Itália, certamente o item “alimentação” está no topo da lista da programação. Antepastos, raviólis, lasanhas, vinhos, gelatos e toda a infinidade de pratos deliciosos que a culinária italiana pode nos oferecer. Uma dica essencial nessa comilança toda é incluir pelo menos uma noite de aperitivos.

Aperitivo? Como assim? Che cosa é?

Embora muitos estrangeiros não saibam, trata-se de um hábito bem comum na Itália. No final do dia, a grande maioria dos bares dão início aos aperitivos, que consistem basicamente em oferecer petiscos “grátis” para quem consumir alguma bebida. E não precisa nem ser alcoólica!

Apesar de parecer estranha essa ideia de que você paga o preço de uma bebida e tem acesso a essa comida toda, é bem assim mesmo que funciona. No país da comilança, o happy hour não poderia ser diferente!

Há aperitivos para todos os paladares e apetites: desde mesas com algumas opções de pães e queijos até aqueles com pratos quentes, pequenas porções de macarrão, saladas elaboradas e outros pratos bastante apetitosos. Geralmente na frente dos bares é possível checar as informações de horário e o que exatamente será oferecido.

 

viajar é preciso, viagem, destino, viajando pelo mundo, #heyiamlili, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem, Itália, Firenze, Florença, aperitivo italiano, restaurantes, comida italiana

Aperitivo mais simples em Monza (Foto: arquivo pessoal)

 

Dependendo do local é possível jantar por ali mesmo, uma vez que alguns oferecem buffets extremamente generosos. Também há casos em que o aperitivo se limita a uma porção, servida na mesa, com um preço bem mais vantajoso do que em outros horários. Há para todos os gostos e apetites!

Além disso é uma excelente oportunidade de experimentar pequenas porções de comidas típicas. Seja através dos frios diversos, seja nas pastas e molhos ou em qualquer outro prato que pode ser oferecido. Lembrando: tudo pelo preço de uma bebida!

 

Aproveite também para provar um Aperol Spritz, drink extremamente popular por lá, feito a base de Aperol, Prossecco e água com gás. Uma delícia!

 

Vale lembrar que por se tratar de um costume local, os italianos costumam lotar os bares durante o aperitivo.

Em uma ocasião, por exemplo, cheguei um pouco tarde no bar que eu havia escolhido. Resultado? Não era mais possível entrar de tão lotado que ficou. Também teve a vez em Veneza, que cheguei ao local antes do horário e já havia uma porção de gente que também estava lá só para isso.

 

viajar é preciso, viagem, destino, viajando pelo mundo, #heyiamlili, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem, Itália, Firenze, Florença, aperitivo italiano, restaurantes, comida italiana

Aperol Spritz (Foto: arquivo pessoal)

 

Durante o aperitivo as bebidas podem ter um preço um pouco mais elevado do que em outros horários do dia. Ainda assim você verá que vale o investimento. Em Milão, por exemplo, pedi uma taça de vinho que custou 4 euros, mas que me deu acesso a um buffet ilimitado de bruschetas de sabores variados, queijos, porções de castanhas e pequenas cumbucas de ravióli. Nada mal, não é mesmo?

Em Monza estive em um bar que não oferecia a opção de buffet, mas por outro lado nos serviu uma tábua com algumas comidinhas bem gostosas. Conforme mencionado, cada estabelecimento faz a sua maneira, mas o importante é que o aperitivo está lá, firme e forte nos aguardando.

Portanto, uma vez na Itália lembre-se da palavra “aperitivo” e fique de olho nos bares. Na dúvida de onde ir? Perguntar para um italiano qual o aperitivo que ele recomenda na cidade e aproveite. Com certeza você vai se surpreender com as opções!

Já esteve em algum aperitivo que gostaria de indicar pra gente? Comenta aqui! Quem sabe não montamos uma lista de indicações para nossos leitores!

Buon apetito e a doppo!

Comments:

  • agosto 28, 2019

    Amo esses aperitivos na Itália. Dá vontade de ir em um bar por dia hahahaha. Adorei o post.

    reply...
    • Lili Simmelink

      fevereiro 18, 2020

      Hahaha não, é? Eu amo também! Fico feliz que gostou do post, Johnnie!
      Obrigado!
      Um beijo,
      Lili

      reply...

post a comment