Both are full of ample luminous content to supply a excellent night-time legibility, as well as their shape and replica watches size is large enough to offer the required contrast in daytime.
Top
bagagem, mala de mão, mala extra, limite de bagagem, regras de bagagem, viagem

Bagagem despachada em voos: pode parecer um tema simples, mas na prática esse é um dos que gera muita confusão na hora do embarque. Até mesmo para aqueles que estão habituados a viajar com maior frequência. Nos últimos tempos no Brasil as regras passaram por muitas mudanças, o que levou essa questão ao topo da lista de informações desencontradas. Por isso, mereceu um post exclusivo com algumas dicas e curiosidades para ajudar os viajantes.

O assunto é extremamente amplo e há inúmeras particularidades de acordo com cada país e cia aérea. Portanto a ideia aqui é inumerar alguns dos pontos principais que o viajante deve ficar atento. Malas prontas? Vamos lá!

 

Eu tenho direito a despachar alguma mala?

Nem todo bilhete dá direito ao passageiro despachar uma bagagem. Essa foi uma das principais mudanças nos últimos tempos, mas ainda assim esse detalhe às vezes passa desapercebido na hora da compra da passagem. Resultado? Surpresa e stress no aeroporto.

Consulte sempre se a passagem que você vai comprar inclui alguma franquia, principalmente se essa compra for em algum site. Muita atenção para o barato não sair caro.

 

Franquia de bagagem – por peça ou por peso?

Ok, então você fez a compra do bilhete aéreo com direito à bagagem. Um ponto muito importante é verificar se a sua bagagem despachada é limitada por peso ou por peça. Afinal de contas, qual a diferença? Vamos lá.

 

bagagem, viagem, avião, franquia, viajar é preciso, viagem, dicas de viagem, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

 

Algumas companhias aéreas podem dar a franquia por peso, permitindo por exemplo que você leve até 23kg de bagagem. Isso significa que você pode despachar mais de uma mala desde que a somatória delas não ultrapasse 23kg. Esse modelo é conhecido como franquia por peso.

Na outra ponta temos a franquia por peça, ou seja, se a cia aérea determinou um volume de até 23kg, você pode despachar uma única mala que pese até 23kg. Se a cia área permite dois volumes de até 23kg, você pode despachar duas malas de até 23kg. “Nesse exemplo de duas bagagens, o que acontece se uma tiver 20kg e a outra 26kg?”, bom aí você vai ter que abrir as duas malas no aeroporto e fazer uma redistribuição dos itens até que as duas fiquem dentro dos 23kg permitidos em cada.

 

Dimensões da bagagem

O peso da bagagem é o assunto mais comentado, mas atente-se que também há um limite de tamanho. Geralmente as malas vendidas já são feitas dentro do padrão aceito pela maioria das empresas, mas de qualquer forma é sempre bom verificar antes de viajar.

Isso vale sobretudo para quem quer despachar algum item de volume diferente, como equipamentos esportivos e instrumentos musicais, por exemplo. Normalmente eles são considerados bagagens de tamanho especial e podem possuir uma regra diferenciada. Averigue sempre se é permitido levar esse tipo de bagagem, como devem ser acomodados e como funciona a franquia para despachar.

 

bagagem, viagem, avião, franquia, viajar é preciso, viagem, dicas de viagem, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Múltiplos destinos em um mesmo bilhete

Uma situação que também acontece é o passageiro comprar a passagem aérea internacional e depois, conforme planeja a viagem, compra um bilhete separado para os trechos internos. Nesse caso a política de bagagem vai variar de acordo com cada cia aérea e local de embarque.

Um exemplo recente: uma família comprou a passagem saindo de São Paulo para Milão, ida e volta. Conforme planejaram a viagem decidiram incluir uns dias em Paris. Para isso compraram um outro bilhete com outra cia aérea até a capital francesa. Problema: o voo do Brasil para a Itália permitia que cada um levasse 2 malas de 23kg, foi o que eles fizeram. O segundo, de Milão para Paris permitia que cada um levasse um único volume de até 20kg. Resultado: todo mundo teve que pagar excesso de bagagem.

Agora vem a dica: se você sair do Brasil com todos os trechos no mesmo bilhete a sua tarifa de bagagem vai ser sempre a mesma até o fim da viagem. Portanto, se a mesma família do exemplo a cima tivesse comprado, no mesmo bilhete, todos os trechos desde a saída do Brasil eles teriam sempre a mesma franquia de bagagem. Nesse caso as duas malas de 23kg,  durante toda a viagem.

 

bagagem, viagem, avião, franquia, viajar é preciso, viagem, dicas de viagem, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Franquia em bilhete múltiplos destinos

 

Esse é um ponto importante, pois nós brasileiros temos uma franquia de bagagem bem generosa em comparação a muitos países. Se quiser carregar consigo toda a bagagem que levou do Brasil, o ideal é manter todos os voos no mesmo bilhete.

 

Bebidas alcoólicas em países islâmicos

Muita atenção quando viajar para países islâmicos. Caso você esteja viajando para algum destino ou com uma cia aérea com sede em país islâmico e queira levar consigo algum tipo de bebida alcóolica, pesquise antes se há alguma restrição. Mesmo que a bebida seja comprada no Duty Free. Algumas religiões não permitem o consumo de álcool e sequer deixam você entrar no país em posse de bebidas.

Estive no Quatar em 2014 e lembro que ao entrar no país fui questionada se havia alguma bebida alcoólica na minha mala. Caso tivesse eu teria que descartar no aeroporto, antes de fazer a imigração. Foram bem categóricos em relação à proibição de entrar com esses produtos no país. Não sei se lá a regra continua ou se já estão mais maleáveis com o turista. De qualquer forma, fica o alerta. Também tem o exemplo dos casais que vão para as Ilhas Maldivas em uma viagem romântica. Levam Champagne para comemorar e na entrada do país a bebida é confiscada, mesmo que tenha sido comprada no Duty Free. Portanto, para evitar surpresas, verifique sempre essa questão ao viajar para um país de religião islâmica.

A bagagem despachada pode variar muito de acordo com cada país e companhia aérea, mas este é um resumo dos principais pontos que precisa ficar atento para evitar transtorno durante a viagem. Porque nem toda mala precisa ser necessariamente sem alça! 😉

Agora que você já sabe tudo sobre bagagem despachada, vem ver como encontrar passagem barata na internet ou como viajar apenas com mala de mão!

Até mês que vem!

Carol

 

post a comment