
Brasileiros pagarão taxa para entrar na Europa
A União Européia anunciou a criação de um sistema de controle de entrada de turistas no Bloco. Por isso, a partir de 2021, brasileiros pagarão uma taxa para entrar no continente. De acordo com a Comissão Européia e o Parlamento, a medida foi tomada para aumentar a segurança e reduzir os frequentes ataques terroristas que ocorreram em diversas cidades de países-membro.
Este imposto será uma parte do ETIAS (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem).
Quando entra em vigor
Ainda não há uma data definida para que a taxa para entrar na Europa passe a ser cobrada, uma vez que ela precisa ser aprovada no plenário do Parlamento. Entretanto, a previsão é que comece a valer a partir de 2021.
Como vai funcionar
Se a medida for aprovada definitivamente, viajantes de mais de 60 países podem ser afetados. Eles terão que entrar num site, preencher um formulário e efetuar o pagamento da taxa. Pessoas que já possuam antecedentes criminais devem ter a autorização de entrada negada.
Quanto custará
A taxa deve custar em torno de 50 euros, o que equivale a aproximadamente 200 reais. O valor arrecadado pela União Européia deve subsidiar outras medidas antiterrorismo que serão adotadas pelo bloco, além de ajudar a cobrir o déficit gerado pela saída do Reino Unido.
A medida é semelhante ao procedimento já adotado pelos EUA, conhecido pela sigla “ESTA”. A expectativa é que a taxa seja cobrada a cada viagem para os países-membro.
Mais detalhes sobre a medida podem ser encontradas no site da União Européia, já em português.