Top
Finlândia, Helsinki, Café, cultura finlandesa, cafeterias, gastronomia, onde comer

É inacreditável, mas a Finlândia é o maior consumidor per capita de café do mundo! Visitamos uma cafeteria em Helsinki, a Johan & Nyström e saboreamos uma das especialidades deles. Também compartilho algumas curiosidades que descobrimos sobre o relacionamento deles com o café.

Antes de começar, se inscrevam no canal ♥ Tem vários videos sobre a Finlândia ou com dicas de viagem!

 

A Cafeteria

Nós fomos na Johan & Nyström Cafe que fica no bairro de Katajanokka ao lado da Catedral Ortodoxa. É uma área com diversas cafeterias, bares, restaurantes e uma delícia de lugar para ir agora no verão. Fomos bem atendidos e o preço é mais ou menos o mesmo que em outros lugares em Helsinki. Nós não quisemos comer nada, mas eles têm opções de tortas normais e para veganos também.

 

A Relação com o Café

Os finlandeses consomem 12 kgs de café por ano. Isso é muito café para um país deste tamanho. Ainda mais que o Brasil, que é conhecido pelo café, está na 14ª posição e consome apenas 5,8kgs por ano. Imaginem que em casa, nós teríamos que comprar 4 pacotes por mês para chegar nessa quantidade. E, um quilo dura mais de um mês rs! Tudo bem que eu prefiro chá e só o Gordo que toma todos os dias. Mas é muita coisa mesmo assim!

Eles realmente tem um relacionamento afetivo com a bebida, já que é uma forma de socializarem. Dizem que esse relacionamento começou depois da Segunda Guerra Mundial. O primeiro carregamento do grão chegou em 1946 no porto de Turku, cidade na região sudoeste do país. O café é tomado em todas as ocasiões e durante todo o dia. Qualquer motivo é desculpa para tomarem uma xícara. O interessante é que eles não consomem apenas o `chafé`. Existe essa opção e muitos o consomem assim, mais aguado. Porém, bebem café forte também.

Quantos cafés vocês tomam por dia? Me contem nos comentários!

 

post a comment