Top
São Petersburgo, Rússia, transporte, transporte público, como se locomover, metro da Rússia

São Petersburgo é uma cidade grande, com mais de um milhão de habitantes e que não te permite conhecer tudo a pé. As distâncias entre um ponto e outro podem ser extensas e não queremos perder tempo quando estamos viajando, certo? Por isso saber como funciona o transporte da cidade é muito importante!

Temos uma série especial com várias dicas sobre São Petersburgo para a Copa. Quer saber onde comer na cidade? Anota também esta lista de restaurantes no seu roteiro!

Neste post, listamos tudo que você precisa saber para não ficar perdido:

Aeroporto

O Aeroporto de Pulkovo fica a 23km ao sul do centro. É consideravelmente longe e você têm algumas opções disponíveis para ir até o centro. As melhores formas de fazer o trajeto são por táxi, transfer privado, Über e seus similares ou com o transporte público, incluindo metrô e ônibus.

Para o táxi ou aplicativo, você pode solicitar como menciono mais abaixo. Também há vários taxistas na saída do aeroporto, que você pode utilizar. Porém, é raro que algum deles fale inglês e o melhor é sempre optar por aqueles que forem credenciados.

Se você for ficar hospedado em algum hotel, a dica é verificar se eles oferecem o serviço de transfer: ter um motorista te esperando vai facilitar bastante a sua chegada.

Ir de transporte público sempre é a forma mais barata, porém, a mais longa também. O ponto do ônibus 39Ex é em frente à saída do desembarque no andar térreo do aeroporto. Este é um ônibus expresso que te leva até a estação de metrô Moskovskaya, em aproximadamente 20 minutos. De lá, você pega a Linha 2 – azul, que segue para o centro.  Verifique qual a estação mais próxima do seu hotel para saber a estação que você terá que descer.

Caso o ônibus expresso 39Ex não esteja disponível, você pode ir com o ônibus 39. Ele faz o mesmo trajeto que o outro, porém com várias paradas no caminho, fazendo com o tempo de viagem seja maior.

Qualquer uma das opções acima podem ser demoradas, já que o transito pode interferir muito no tempo de viagem.

 

Metrô

A cidade funciona bem com o metrô. Você pode comprar um token utilizado no lugar do bilhete chamado de Zheton (жетон em russo) na entrada do metrô. Custa 45 rubles, o que dá em torno de R$2,65.

 

viajar é preciso, viagem, Europa, São Petersburgo, Rússia, Copa do Mundo, atrações, pontos turísticos, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Token Zheton – Foto: spb-gid.ru

Atualmente, são 5 linhas distinguidas por cores:

 

Linha 1 – Vermelha

Também chamada de linha Kirovsko-Vyborgskaya, corta o centro e faz um percurso pelo nordeste e sudoeste da cidade, chegando até às margens do Golfo da Finlândia. No norte, chega até a divisa com a cidade de Leningrad Oblast.

Por ser a linha mais antiga, suas estações são uma atração à parte pela beleza e decoração, com destaque para as estações de Avtovo e Narvskaya.

 

Linha 2 – Azul

Conhecida como linha Moskovsko-Petrogradskaya, é a linha mais longa da cidade e percorre o trajeto de norte a sul.

 

Linha 3 – Verde

Denominada como linha Nevsko-Vasileostrovskaya, você pode achar estranho ao entrar na maioria das suas estações. Ela foi construída quase que exclusivamente com o sistema de Horizontal Lifts que vem a ser corredores fechados com portas de elevadores apenas aonde a porta do metrô irá abrir. Então não se assuste caso chegue na estação e não saiba para onde ir. As portas irão se abrir quando o metrô chegar.

A linha corta o centro da cidade seguindo de leste a oeste e vira para o sudeste, percorrendo às margens do Rio Neva. É, inclusive, a linha que mencionamos que chega até o Estádio da Copa. É uma das mais próximas e você pode seguir a nossa orientação em como chegar para não se perder.

 

Linha 4 – Laranja

Conhecida como linha Pravoberezhnaya, é a linha mais curta de toda malha e liga o centro à região norte. Também se conecta com a linha 5 Roxa.

 

Linha 5 – Roxa

A linha Frunzensko-Primorskaya liga todo o centro histórico com os bairros das regiões noroeste e sul da cidade.

 

viajar é preciso, viagem, Europa, São Petersburgo, Rússia, Copa do Mundo, atrações, pontos turísticos, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Foto: metro.spb.ru

Ônibus

Também é possível se deslocar por ônibus elétricos ou comuns pelo centro da cidade ou arredores. O bilhete é comprado no próprio ônibus. Custa 40 rubles (aproximadamente R$ 2,35) e aceitam apenas dinheiro.

Para procurar rotas, você pode utilizar o site ou aplicativo da Rusavtobus.

 

Táxi

Caso precise de táxi para se locomover, você pode telefonar para a central no +7 812 600 50 06. Há disponibilidade de informação em inglês.

 

Aplicativos

O Über funciona normalmente em São Petersburgo e, na maioria das vezes, os motoristas falam inglês. É uma opção mais em conta do que o táxi e mais rápida também, dependendo da distância que você precisar percorrer.

Outra opção é utilizar o Taxovichkof. É uma das empresas mais populares de táxi na cidade e oferecem carros com wi-fi por preços acessíveis. Além disso, você tem a opção de baixar o aplicativo em 5 idiomas diferentes. Infelizmente, o português não é uma das línguas disponíveis, mas há versões em inglês ou espanhol.

Ainda há a possibilidade de usar o Taxi Yandex. Ele também é um aplicativo que oferece bons preços. Assim como o Über, você já consegue saber antes o valor da corrida e pode pagar no cartão de crédito.

Todos os três são bastante utilizados tanto por turistas como por residentes.

 

Foto de Capa: globalrailnews