
Esta semana saiu mais um post sobre a Finlândia para o Brasileiras pelo Mundo! Fiz um levantamento de quanto custa – aproximadamente – para um estudante viver aqui sem perrengues. Também compartilho o preço de algumas coisas no mercado. Lembrando que tudo é baseado no nosso custo de vida!
Se vocês ainda não tem onde morar, vejam sobre as moradias estudantis. Elas tem um custo bem mais baixo que um aluguel comum. Vale super a pena dar uma conferida, pois vocês vão economizar bastante.
Para vir como estudante, o governo exige que o aluno tenha condições de se sustentar. Será que o valor que ele pede como comprovação é realmente suficiente para viver aqui?
Cliquem no link abaixo e descubram! Espero que o artigo ajude a se programarem financeiramente!
Custo de vida para estudantes na Finlândia – BrasileirasPeloMundo.com
Antes de virmos para a Finlândia, fizemos uma estimativa de quanto precisaríamos para viver no país como estudantes sem “perrengues”. Pesquisamos e pensamos que seria muito mais do que gastamos hoje. Tínhamos uma vida confortável, mas não esbanjávamos. Mesmo assim, nosso custo de vida no Brasil, era altíssimo.
Jonatas
Olá, Lili! Tudo bem?
Sou brasileiro, 22 anos, moro no interior do estado do Rio de Janeiro. Estou no 3º período da faculdade de arquitetura na Universidade Veiga de Almeida e tenho interesse em continuar meus estudos na Finlândia na mesma área. Faço inglês no Cultura Inglesa, mas ainda estou no nível básico. Tenho muitas dúvidas, você pode me ajudar?
1. Achei uma instituição em São Paulo com vínculo estudantil com a Finlândia; é melhor tentar ingressar com a ajuda deles ou por conta própria?
2. As Universidades finlandesas exigem que eu reinicie a faculdade do zero ou continuo do período que parei na minha universidade?
3. O Governo finlandês oferece algum auxílio financeiro para estudantes estrangeiros ou todo gasto é por nossa conta? E existem bolsas de estudos nessas universidades?
4. É possível arrumar estágios na minha área?
5. Tenho parentesco português na família e fui informado que posso conseguir dupla-nacionalidade (brasileira e portuguesa). Obtendo essa dupla-nacionalidade, não vou precisar de visto, certo? Sendo assim, minhas chances de arrumar emprego aumentam?
Obrigado pela ajuda.
Deus os abençoe!
Lili Simmelink
Oi Jonatas, tudo bem e você? Que legal! Claro que posso, vai ser um prazer! O campo de arquitetura aqui é muito bom, principalmente na Aalto University. Vamos lá:
1. Você pode entrar em contato com eles e ver o que oferecem. Quando viemos, nós assistimos uma palestra em SP no Colégio Rio Branco se não me engano (desculpa, não me lembro direito) e foi muito bom pra gente conhecer mais e juntar informações. Havia vários palestrantes, sendo profissionais de universidades daqui e do Consulado também. Nós fizemos tudo sozinhos, porque na verdade é como funciona realmente. Você busca o curso que deseja, junta toda a documentação exigida e encaminha via correio para a universidade aqui na Finlândia. Se for a mesma instituição que eu participei, pelo que sei eles apenas ajudam com informações =) mas liga lá e se informa!! Acho que de qualquer forma, as chances são as mesmas! =)
2. Como você está no meio do curso, eu te diria para terminar o bacharelado no Brasil e vir pro Mestrado. Sinceramente, eu não sei se você teria que recomeçar, mas existe essa possibilidade se a grade escolar for muito diferente. Até por você mencionar que tem o inglês básico, eu usaria esse tempo para estudar ainda mais. Qualquer universidade vai exigir um teste de proficiência (Cambridge, IELTS, TOEFL, etc) e a nota precisa ser boa. Até para você conseguir acompanhar o rítmo das aulas que é muito importante. Tendo um diploma aí, com fluência em inglês, fica mais fácil dar continuidade aqui com o mestrado!
3. Desde 2017, as universidades são todas pagas aqui para pessoas de fora da Comunidade Européia e os valores variam. Nas faculdades da capital, o valor é sempre o mais alto. Algumas oferecem bolsa, mas não é garantido. Elas analisam cada solicitação e aprovam ou não. A bolsa também é em forma de desconto na mensalidade que pode ser de qualquer valor e não somente integral. Eu tenho uma amiga que conseguiu uma bolsa aqui de 50% de desconto e ajuda bastante!
4. Sim, é possível conseguir estágios, mas nem sempre é tão simples assim. Emprego aqui é uma coisa um pouco mais complicada para quem não fala finlandês, mas nada é impossível. Muitos alunos conseguem estágios dentro da universidade também, alguns pagos, outros não!
5. Isso, tendo a nacionalidade você não precisa de visto, mas ainda precisa comprovar um vínculo e/ou renda para permanecer no país. Um fator bom sobre a cidadania é que a faculdade é gratuíta no caso e com isso você já economiza bastante. O fato de ser europeu ajuda na hora de conseguir emprego, porque é mais fácil você ficar no país e as empresas não precisam passar por tanta burocracia que o Governo exige quando contratam alguém de fora. No entanto, saber falar finlandês é o que realmente vai te colocar na frente da fila ou você ser um profissional bem diferenciado na sua área!
Boa sorte e espero ter te ajudado!
Um beijo,
Lili
Jonatas
Uau, você foi perfeita! É ótimo saber que obtendo a dupla-nacionalidade a universidade sai de graça. Daí eu só teria que me preocupar com estadia, deslocamento e alimentação que sairiam naquele valor que você expôs nesse post, né?
Vou me organizar pra isso, então. Terminar a faculdade, melhorar o inglês, juntar dinheiro, tirar a dupla-nacionalidade portuguesa.
Última dúvida: você acha melhor eu juntar o valor em Reais e só quando eu for pra Europa trocar por Euros, ou de tempos em tempos (semestral, anual) trocar por Dólar e quando for pra Europa trocar de Dólar pra Euro? Digo isso porque a oscilação da nossa moeda é muito grande..
Lili Simmelink
Oi Jonatas! Que bom que te ajudei!!
Sim, aquilo é uma estimativa e tudo vai depender do seu estilo de vida! Mas dá para você ter uma noção =) A Embaixada aceita os comprovantes da sua conta bancária no Brasil como comprovação de renda para fazer o visto. Então eu guardaria o dinheiro inicialmente em um investimento para fazer ele render! Desta forma, você vai lucrando mais e não deixa ele parado em euros ou dólares! Daí quando chegar perto de você vir, você troca o necessário e permitido para viajar com você. Importante lembrar que aqui vão exigir os comprovantes da casa de câmbio quando você for colocar o dinheiro na conta que abrir, então é bom guardar! E para solicitar o visto, o dinheiro todo precisa estar em uma conta corrente ou poupança no seu nome, não pode estar investido! Fico feliz que vai se organizar para vir. É a melhor forma para que não passe nenhum perrengue por aqui!
Um beijo,
Lili
Jonatas
Entendi. Mas isso gerou em mim novas dúvidas. Vou tentar fazer um passo a passo:
1° – Guardar o dinheiro em reais na polpança;
2° – Fazer o dinheiro render por meio de investimentos;
3° – Próximo a data da viagem transferir o valor rendido novamente para a poupança/contacorrente;
4° – Trocar o valor para Euro e guardar o comprovante da casa de câmbio;
DÚVIDAS
a) Adquirindo minha dupla-nacionalidade portuguesa, precisarei tirar também o visto? (Perdoe-me a ignorância, é que nunca viajei pro exterior)
b) Que tipo de investimentos você sugere? Seria investir na bolsa de valores, ações, essas coisas? (Novamente um campo que não domino)
c) Existe um valor máximo permitido para trocar e levar comigo na viagem? Qual? Achei que pudesse transferir para conta bancária na Finlândia qualquer valor desde que respeitasse o mínimo exigido para me bancar nesses 2 anos de mestrado.
d) Depois de trocar o valor para Euro, posso depositá-lo novamente na minha conta no Brasil ou tenho que levar comigo até a Finlândia e só lá abrir uma conta bancária para depositar?
Perdoe-me por tantas perguntas, mas estou muito interessado nessa viagem. E vi que você é a pesssoa ideal pra me ajudar. Muito obrigado mesmo pelo apoio! Não sei nem como agradecer…
Lili Simmelink
Oi Jonatas! Vamos lá rs
a – Desculpa, com a dupla nacionalidade você não precisará do visto, mas acredito que você precisará comprovar renda. Eles precsiam saber que você pode se manter no país. Eu não tenho detalhes sobre como funciona para europeus, então sugiro que você entre em contato com a Embaixada da Finlândia no Brasil e verifique. Eles vão poder te falar melhor como funciona neste caso!!
b – Eu também não domino sobre investimentos, mas fizemos alguns de baixo risco. O ideal é você ver com seu gerente do banco quais as opções disponíveis e ver qual melhor se encaixa para as suas necessidades =)
c – Sim. Normalmente, você só pode sair do Brasil com R$10 mil ou o equivalente em euros. Acima disso, você vai ter que declarar e você pode ser punido por isso, tendo que pagar impostos ou perdendo a quantida. Aqui você pode ver a lei:
Receita Federal do Brasil – previsto no artigo 7º da IN RFB nº 1385:
Art. 7º O viajante que ingressar no País ou dele sair com recursos em espécie, em moeda nacional ou estrangeira, em montante superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda, também deverá declará-los para a RFB mediante registro da e- DBV.
Para mais informações, você pode consultar o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores =) Além disso, você pode transferir para uma conta na Finlândia quando tiver uma aqui, mas também existem algumas regras que você vai ter que verificar com o banco daqui quando abrir. As transações bancárias são extremamente controladas, eles têm acesso a tudo e qualquer depósito ou transferência feita fora do comum e sem especificar do que é, o banco entrará em contato para saber de onde veio esse dinheiro e podem cobrar imposto em cima dele. Esse valor vai ter que ser enviado para cá como ajuda de custo estudantil, mas o melhor é você se informar com seu gerente do banco quando chegar na Finlândia.
d – Depois da troca de euros, você terá que guardar o dinheiro em casa. O banco no Brasil não aceita moeda estrangeira e você vai ter que destrocar para poder depositar o dinheiro aí. O euro só pode ser depositado em uma conta aqui ou em um país que faça parte da Comunidade Européia =)
Espero ter ajudado!
Um beijo,
Lili
Jonatas
É… Essa letra “c)” me quebrou! Rsrs… Porque se só posso levar 10 mil reais ou o equivalente em euros (que seria € 2.173,00) como farei pra levar o resto pra me bancar nos dois anos de mestrado? Porque se o banco brasileiro não aceita moeda estrangeira, não tem como realizar uma transferência bancária com o valor. E se o restante do valor ficará em casa, a única forma de levar seria por correios, né? Mas seria muito arriscado.. Vou ter que pôr dinheiro na cueca! Haha…
Lili Simmelink
Oi Jonatas! Hahaha é por isso que o bom é você trocar apenas o que vai levar em mãos e o restante deixa na sua poupança no Brasil para transferir via banco! Quando você solicita a transferência, o banco converte o seu dinheiro para que você receba ele aqui em euros. Daí você vai transferindo pra cá conforme precisa! Não precisa se preocupar =)
Um beijo,
Lili
Jonatas
Graças a Deus! Kkkkk… Acho que você respondeu todas as minhas perguntas. Você é muito atenciosa! Obrigado! Quando eu for aí vou querer conhecer sua família pra agradecer pessoalmente.
Beijão pra todos!
Lili Simmelink
Hahah Fico muito feliz em ter te ajudado! Boa sorte e será um prazer te conhecer aqui!
Um beijo,
Lili