Top
Finlândia, Helsinki, gastronomia, restaurantes, Pastor, comida peruana

Há algumas semanas atrás fomos conhecer um restaurante de comida peruana chamado Pastor. Como bons apreciadores da comida peruana (já que sou peruana também), tivemos que ir descobrir se era bom!

Ao chegar, descobrimos que ele é uma mistura de bar com restaurante e super agitado! O ambiente é bem moderno, bonito, tem diferentes ambientes e você pode optar em sentar apenas no bar! No menu, servem uma combinação de comida peruana e japonesa, chamada de culinária Nikkei. E, apesar de fugir do tradicional, a comida estava maravilhosa! Foi engraçado saber, inclusive, que nenhum funcionário na cozinha era latino, nem mesmo o chef!

Os pratos são adaptados ao paladar local e, apesar de tudo ser muito saboroso, eles não pesam na pimenta. De entrada pedi o Casa Ceviche. Sou apaixonada por ceviche e poderia comer pratos e mais pratos dele.

 

Pastor Helsinki, Helsinki, Pastor, Restaurante, TripAdvisor, Carne, Ceviche, Cozinha Peruana, Nikkei, Fusion Cuisine, Restaurantes em Helsinki, Comida

Bistek Tataki con Shiitake (Foto: Pastor)

 

Também pedimos o Bistek Tataki com Shiitake que era como um carpaccio de bife Black Angus com shimeji, shitake, pimenta jalapeña vermelha e um molhinho sensacional feito com maionese e molho de soja. Ambas as entradas estavam deliciosas!

Para o prato principal, não pude evitar e pedi mais um ceviche. Por mais que eu visse o cardápio e soubesse que haviam mais coisas gostosas, eu precisava daquele ceviche de novo hahaha! E também, eu provei o prato de todo mundo, então fiquei feliz igual!

 

Pastor Helsinki, Helsinki, Pastor, Restaurante, TripAdvisor, Carne, Ceviche, Cozinha Peruana, Nikkei, Fusion Cuisine, Restaurantes em Helsinki, Comida

Casa Ceviche (Foto: Pastor)

 

Um dos pedidos foi um Ají de Gallina! Estamos muito acostumados a comer isso, minha mãe faz um delicioso em casa! O prato é um frango desfiado com um creme feito de pimenta amarela e se come com arroz, alface e ovo cozido. Foi estranho quando o prato chegou e nele havia um filé inteiro de peito de frango. Sabíamos que não seria igual, já que na descrição dizia que vinha com trufas e cogumelos. No entanto, imaginamos que seria algo pelo menos, visualmente parecido!

O mais legal é que, ao provar, veio uma explosão de sabores na boca! Não lembra exatamente o original, mas é muito bom também. É realmente uma fusão de sabores! O outro prato foi o Black Angus Lomo. Ele era o antigo Lomo Saltado da casa que foi readaptado. Para quem não conhece comida peruana, o lomo saltado é um prato muito típico. Geralmente é uma fritada de filé mignon, batatas, cebolas, tomates e também é servido com arroz.

O do Pastor é um pouco diferente. É feito com filé Black Angus grelhado, guasacaca (uma salsa feita de avocado), puré de alho e batatas fritas. Sem palavras para dizer o quanto também era bom! O interessante é que em ambos os pratos, normalmente acompanham arroz. Mas, aqui, não é comum e tivemos que pedir uma porção a parte. Para nossa surpresa, o que eles tinham era como um chaufa. E eu amo chaufa!

O chaufa é um arroz frito, muito típico no Peru. O deles chama Takikomi Gohan e mesmo havendo alguns ingredientes bem diferentes do original, o sabor era até que parecido! Mais uma vez, nos surpreendeu! E, falando nele, comaprtilheu ele no meu InstaStories. Aproveita e me acompanha por lá também! Fiz um video mostrando a fatia de atum extremamente fina se mexendo. Pelo menos foi isso que entendemos que era quando perguntamos haha! Era muito bizarro, mas o efeito que deu foi muito legal. Parecia estar vivo!

 

Pastor Helsinki, Helsinki, Pastor, Restaurante, TripAdvisor, Carne, Ceviche, Cozinha Peruana, Nikkei, Fusion Cuisine, Restaurantes em Helsinki, Comida

Takikomi Gohan (Arroz frito)

 

Também resolvemos pedir a Coliflor Frita estilo Chifa de acompanhamento para provar. Pensamos que seria como um tempura, mas não foi exatamente assim. Acho que esperava mais dela. De todas formas, estava boa também!

Para a sobremesa (sim, porque não dava para não provar), pedimos uma torta Tres Leches e uma Crema Volteada. Tenho que dizer que de tudo que provamos, a sobremesa foi o que mais deixou a desejar. Não que estivesse ruim. Não isso, mas depois de nos surpreender com tantos sabores, o mesmo não ocorreu com elas.

No bolo, parecia que faltava aquela massa fofinha que eles colocam na descrição. Também dá para sentir os três leites, mas o doce de leite era extremamente racionado. Havia muito dos outros leites e apenas uma gota minúscula de doce de leite.

A crema volteada é um pudim de leite e a que serviram, não tinha muito a ver com isso. Apesar da descrição já dizer que era um pouco diferente, para o meu gosto pessoal, foi um pouco diferente demais. Era um creme caramelado, servido com sorbet de laranja, molho de laranja e um biscoito de gergelim.

Nós não sabíamos o que esperar da comida. Não sabíamos se seria realmente peruana, se teriam chefs latinos, se seria muito adaptada e ficaríamos frustrados. No entanto, mesmo com toda a diferença e adaptação para algo mais local, o jantar foi fantástico. Nossa garçonete também nos atendeu muito bem. Sabia que éramos peruanos (meu pai também estava) e ficou feliz que fomos conhecer.

 

Vista do salão do Restaurante Pastor

 

Pastor Helsinki, Helsinki, Pastor, Restaurante, TripAdvisor, Carne, Ceviche, Cozinha Peruana, Nikkei, Fusion Cuisine, Restaurantes em Helsinki, Comida
Foto: Cortesia do TripAdvisor

 

Infelizmente, naquele dia, estávamos tão animados com o jantar que eu esqueci totalmente de tirar foto dos pratos! O único video que fiz, foi esse aí de cima! Mas ainda bem que encontrei essas no próprio Facebook do Pastor!

O preço dos pratos não é exatamente barato, mas realmente vale a pena a visita! Pelo que percebemos, está sempre lotado e é melhor reservar com antencedência!

 

post a comment