Both are full of ample luminous content to supply a excellent night-time legibility, as well as their shape and replica watches size is large enough to offer the required contrast in daytime.
Top
documentos de viagem, passaporte, viagem internacional, receita médica, viagem

Na correria que sempre acontece antes de uma viagem, é inevitável que algo fique para última hora, não é? Aqui não é diferente, mas se tem algo que não podemos nos esquecer é de ter todos os documentos prontos para levar. Neste post, eu fiz uma lista de documentos para levar na viagem, que sempre tenho em mãos, além de outros mais específicos que podem ser úteis.

Com esta lista, você não vai esquecer nenhum documento

Há quem ainda prefira ter tudo impresso: se você é um deles, imprima e tire cópia de tudo. Por outro lado, você também pode criar uma pasta em seu celular ou em algum drive de armazenamento de dados com todos os seus documentos digitalizados ali. Assim você consegue acessá-los de qualquer lugar.

 

Passaporte

Este não tem nem como não estar em primeiro lugar da lista para viagens internacionais. Verifique se ele está em dia e lembre-se que normalmente, os países exigem que ele tenha pelo menos 6 meses de validade do documento.

Precisa tirar ou renovar o passaporte? Siga este passo a passo aqui.

viajar é preciso, viagem, passaporte, documentos de viagem, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Vistos

Alguns países requerem visto e é melhor tirá-los com antecedência. Desta forma, você não corre o risco de que o documento não fique pronto até a data da viagem. É importante também verificar a lista com todos os documentos que cada embaixada solicita para que seu pedido de visto seja aceito.

Carta Convite

Em alguns casos, é necessário ter uma carta convite para entrar no país. Nem todos pedem, mas é bom verificar para não ter problema depois. Você pode perguntar na própria embaixada quando for tirar o visto se é necessário ou não.

Passagens

Muitas companhias aéreas aceitam que o bilhete aéreo esteja apenas no celular. No entanto, nem todos os leitores dos aeroportos conseguem ler o código de barras diretamente da tela. Portanto, recomendo que você leve também a passagem impressa para não correr o risco de atraso no embarque.

Quer aprender a comprar passagem aérea barata na internet? Não perca estas dicas.

Cartão de Milhas

Se você é cadastrado em algum programa de milhas, leve o cartão com você. Em alguns casos, as milhas são creditadas na hora do check-in e é bom ter o cartão em mãos para não perdê-las. Elas também podem ser creditadas quando você comprar a passagem onine, então caso tenha o campo disponível para preencher, coloque o número na passagem.

Seguro Viagem

O seguro viagem é super importante e em muitos países, como os da União Européia, ele é obrigatório para que você possa entrar no país de destino. Caso não tenha o documento comprovatório da cobertura para o período de duração da viagem, sua entrada pode ser negada. O seguro garante assistência caso você fique doente, sofra um acidente ou tenha a mala extraviada. Verifique as condições gerais antes de fechar a compra. Por isso, veja se o seguro oferece reembolso ou se a seguradora irá arcar com os custos sem que você precise desembolsar dinheiro.

Aqui no blog, temos parceria com a SegurosPromo que é um comparador de preço com várias empresas oferecendo seus serviços. É importante lembrar que cada local exige uma cobertura mínima. Por isso, fique sempre atento na hora da compra. Algumas operadoras de cartão de crédito oferecem o serviço também, portanto confira se você já tem um disponível.

Carteira de Vacinação

É importante verificar se o destino que você vai visitar requer alguma vacina específica. Também é bom saber se o local não oferece risco de doenças, como a febre amarela, para se prevenir. Por isso, tenha a sua carteira de vacinação em dia e leve-a com você. Além disso, não esqueça de validar a sua vacina de febre amarela com a ANVISA e grampear o cartão amarelo na carteira.

Reservas de Hotel

As reservas dos hotéis são importantes tanto para você poder se hospedar, quanto na hora de passar na imigração. Elas comprovam que você tem onde ficar e que você está a passeio. Por isso, tenha-as sempre em mãos. Além disso, se você reservou um transfer com o hotel, certifique-se que consta a informação na reserva com as datas e horários corretos. Você já sabe qual seu próximo destino? Veja quais os melhores hotéis aqui.

Tickets de Trem

Se você tem alguma viagem de trem no roteiro, é bom já ter os bilhetes impressos ou no celular. Algumas estações disponibilizam as máquinas para que sejam impressos, mas o ideal é que tenha tudo pronto.

 

Carteira de Motorista

Em alguns países podemos dirigir com a nossa CNH brasileira. Entretanto, muitos outros exigem a PID, que é uma permissão internacional para dirigir. Ela precisa ser solicitada ao DETRAN da sua cidade com antecedência. Pesquise se o destino que você vai exige esta carteira ou não. Você encontra a relação de países aqui.

 

Aluguel de Carro

Assim como no caso dos bilhetes de trem, deixe separado ou impresso o número da reserva do aluguel de carro. Assim seu atendimento pode ser mais rápido quando chegar ao destino. O blog tem parceria com a RentCars, que é um comparador de preço com milhares de locadoras pelo mundo e pode te ajudar na busca!

Roteiro de Viagem

Ter um roteiro de viagem definido é muito importante. Ele será seu guia para que você não perca nenhuma atração que deseja ver. Faça uma planilha online para que você tenha acesso em qualquer lugar que for. Vai facilitar bastante na hora de ver qual o próximo lugar para visitar.

Quer aprender a montar seu próprio roteiro de viagem? Veja estas 8 dicas imperdíveis.

 

viajar é preciso, viagem, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Foto: rawpixel on Unsplash

Cartão de Crédito

Não esqueça de desbloquear os cartões de crédito para uso internacional. Se o banco não souber que você pretende usar o cartão fora do Brasil, ele pode bloqueá-lo por segurança e isso pode se tornar uma dor de cabeça depois. Portanto, é melhor prevenir para não ter nenhum problema. Aproveite também para comprar a moeda local ou travel cards caso prefira.

 

Ingressos Antecipados

O melhor é sempre comprar os ingressos com antecedência e não esquecer de imprimi-los. Averigue se o ingresso pode ser online e caso sim, ao invés de imprimir, coloque na pastinha online com os outros. Bem como para as reservas em restaurantes, museus e qualquer outra atração do seu interesse.

 

Documento Pessoal

O único documento pessoal que eu sugiro que leve é o RG. Leve o original com você para ter uma identificação em caso de perda ou roubo de seu passaporte. Também não ande com os dois juntos. Além disso, seria bom ter uma cópia dele e do seu passaporte digitalizados, pois caso um dos documentos seja extraviado, basta se dirigir à embaixada com as informações (número do documento, data de emissão, etc) para contornar o problema.

 

Outros Documentos

 

Receita Médica

Se você toma alguma medicação controlada ou está grávida, talvez precise de uma carta do seu médico e das receitas que comprovem sua necessidade de uso daqueles medicamentos. Levar a medicação em quantidade suficiente para o período da viagem é sempre recomendado, já que o nome comercial pode ser diferente no país de destino e, na maioria das vezes, a compra é controlada.

 

 

Gestantes

Já as grávidas costumam ter restrição para viajar de avião a partir da 28ª semana, por isso verifique com a companhia aérea se há alguma ressalva neste sentido. Algumas empresas ainda pedem que seja preenchido um formulário específico, onde você deve detalhar mais informações sobre suas condições de saúde.

 

Crianças Desacompanhadas

Da mesma forma, crianças desacompanhadas também precisam de documentos específicos, como a autorização de viagem. Portanto, pergunte a companhia aérea o que solicitam. Pais viajando com os filhos sem a mãe ou pai da criança também precisam de autorização da outra parte para poder levá-los. Essa autorização precisa ser registrada em cartório e você encontra mais informações aqui.

 

Estudantes

Se você está indo estudar, é bom ter todos os documentos da escola / universidade para apresentar na imigração caso te peçam. Verifique com a entidade se é necessário uma carta convite também.

 

Telefones de Emergência

Além disso, é sempre bom ter anotado os telefones que podem ser úteis no lugar que vai. Alguns exemplos são o número do hotel, de uma central de taxi e da emergência.

Tem alguma informação sobre viagem que você ainda tenha dúvida? Deixe nos comentários!

 

Foto de Capa: Artem Bali on Unsplash

post a comment