Top
Finlândia, Helsinki, solstício, cultura finlandesa, brasileiras pelo mundo, verão, inverno

Hoje é o dia mais curto do ano e, consequentemente, o mais escuro também. Todo mundo sempre falava que novembro era um mês terrível por causa da escuridão. Que só depois de dezembro começaria a melhorar.

Eu, na minha doideira, já imaginava que seriam dias totalmente noite e que eu não veria nem um raio de luz pelos próximos meses. Foi meio apavorante no começo hahaha! Mas, na verdade, não é exatamente assim. Os dias são realmente curtos, não temos o sol brilhando e as vezes o dia é tão cinza – como hoje – que não ‘clareia’!

 

Dia Sem Sol

 

Gravado por volta do meio dia de um dia cinza!

 

Aqui dizem que existe o humor finlandês que varia se o dia tá ensolarado ou não! Acho que é bem verdade, porque com a agenda corrida da universidade, o Gordo não via o dia lá fora. Saia de casa e tava escuro, voltava da universidade e tava escuro. Digamos que ele teve um humor finlandês por alguns dias hahaha. Fora o cansaço de fim de ano também. Mas, nada que umas boas noites de sono e umas conversas não resolvessem!

Por outro lado, nestes últimos dois meses, também tivemos dias lindos, com um sol fraco de inverno mas que tava ali para animar tudo! Normalmente, o meu despertador toca entre 8h e 9h. A essa hora, ainda é noite lá fora! Me digam como que faz pra levantar? Mesmo com isso, acredito que não foi tão difícil para. Eu levo um cachorro para passear por volta das 12h30, então, mesmo o dia estando cinza ou com sol, eu caminho muito, corro, contemplo a natureza e esqueço que tenho só mais 3h de luz pela frente. Meio que renova as minhas energias.

 

Dia Com Sol

 

Gravado por volta do meio dia de um dia ensolarado!

 

Depois de hoje, ainda vai continuar escuro, mas vai começar a melhorar! Hoje amanheceu as 9h24 e a previsão é de escurecer as 15h13! Pelas informações na internet, serão 5 horas 49 minutos e 4 segundos de ‘luz’ aqui! Aquela que se apega até aos segundos que tem haha mas a partir de amanhã, ganharemos quase um minuto por dia!

Para quem nunca viveu sem sol, acho que nossa primeira experiência não foi das piores! Claro que tomamos nossa dose de vitamina D religiosamente e nos obrigamos a sair de casa mesmo com a preguiça que bate! Não dá para se acomodar como se fosse um domingo chuvoso. Sabe aquele dia de pijamão? Então, se fizéssemos isso, seriam dois meses assim. Acho que já estaríamos depressivos com um humor do cão hahaha. Talvez até pior que o humor finlandês!

Ter um raio de sol muda a vida mesmo! Agora consigo compreender o que eles falavam de como tudo se torna meio triste! A gente tem todo o sol que quer no Brasil e não faz ideia que um dia ele pode fazer falta! Nunca nem precisamos suplementar a vitamina lá. E, aqui, tudo mudou!

É complicado abrir todas as janelas e, mesmo assim, ter que acender as luzes. Ainda bem que são por alguns meses e logo tudo vira. Daí o inverso começa e teremos mais sol que vocês aí! Vamos querer a escuridão de volta porque vai dar meia noite e estaremos sofrendo pra dormir. Haha! Tá, é meio 8 ou 80, mas é o que temos pra hoje .

Então bora trocar de roupa e ir bater um pouco de perna, porque respirar o ar puro melhora a vida!

post a comment