Top
natal, escuridão, diferenças culturais, morar na Finlândia, Cultura finlandesa, dicas de viagem, tradições finlandesas, passeios turísticos, países nórdicos, viagem, Europa, Finlândia, Helsinki, destino, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, blog de viagem,

Dia 13 de Dezembro foi dia de Santa Lúcia (ou Santa Luzia para nós). Pela primeira vez, vi como celebram este dia aqui, já que faz parte das festividades de fim de ano. Na verdade, a comemoração é feita pela comunidade sueco-finlandesa. Eles passam adiante a tradição desde a época em que tinham bastante influência aqui.

 

Tradição

Para os suecos, o dia de Santa Lúcia é uma das maiores celebrações. Todos os anos, uma menina é escolhida pela comunidade para representar a Santa. Este ano a escolhida foi Ingrid Holm de 18 anos. E, a tradição é realmente forte entre as famílias. Ela, inclusive, já representou Santa Lúcia na cidade de Turku em 2013 e, agora, coroada Finland Lúcia 2016! Pelo que vi, a escolhida passa por asilos para cantar para os velhinhos. Porém, não descobri se é apenas isso que ela faz.

 

Santa Lúcia

Segundo o cristianismo, Santa Lúcia foi uma menina italiana nascida em família rica. Foi martirizada e morta por manter sua fé no ano de 304. Para os católicos, é a protetora dos olhos! Para os suecos, Lucia foi a primeira esposa de Adão e que teria tido um caso com Lúcifer. É, também, uma figura mística que traz luz para os longos e escuros invernos. Isso, porque antes da reforma do calendário Gregoriano, o dia de Santa Lúcia caía bem no solstício de inverno.

 

tradição, natal, escuridão, diferenças culturais, morar na Finlândia, Cultura finlandesa, dicas de viagem, tradições finlandesas, passeios turísticos, países nórdicos, viajar é preciso, viagem, Europa, Finlândia, Helsinki, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Foto: www.hbl.fi

Coroação

A celebração foi bem bonita. Montaram um telão na praça em frente à Catedral de Helsinki. A igreja estava lotada e, dessa forma, todos puderam participaram. E mesmo quem ficou em casa pode assistir, pois foi transmitido ao vivo para todo o país. Não dava para entrar na igreja, mas deu para ver tudo da praça mesmo! A cerimônia consiste em leituras – que foram feitas todas em sueco e claro, não entendi nada. Cantaram bastante também! Consegui reconhecer só uma, Hallellujah, mesmo cantada em sueco.

A menina escolhida fica com uma coroa de velas durante todo o tempo na cabeça. Pelo que vi, durante a cerimônia na igreja elas eram de verdade!! As outras meninas que fizeram parte da celebração e do coral, seguraram apenas uma vela cada na mão. Depois da coroação, a Lúcia 2016 sai em uma carruagem pelas ruas de Helsinki para cumprimentar as pessoas! Nessa hora, deu para perceber que trocaram a coroa de velas por uma de plástico (ufa.. ainda bem né rs)! Haviam muitas crianças e famílias, todas seguindo a passeata!

 

tradição, natal, escuridão, diferenças culturais, morar na Finlândia, Cultura finlandesa, dicas de viagem, tradições finlandesas, passeios turísticos, países nórdicos, viajar é preciso, viagem, Europa, Finlândia, Helsinki, destino, viajando pelo mundo, #ondeestálili, #heyiamlili, morar fora, morando fora, turismo, roteiro de viagem, viajar, mochilão, mochilando, blog de viagem,

Foto: Marcus Rosenlund (www.svenska.yle.fi)

 

Inclusive, havia tanta gente na rua nesse dia que eu consegui me perder na multidão! Acreditam? Hahaha! Minha intenção era terminar de contar pra vocês como foi andar por todas as ruas atrás da carruagem. Como me perdi da passeata, resolvi voltar para o mercado de natal. Aproveitei para tomar um Glögi (um tipo de vinho quente) pra me esquentar.

Gostei muito de ver como eles mantêm as tradições e passam isso por gerações! Havia várias crianças vestidas de papai noel também que ficaram na escadaria da igreja para saudar a nova Lúcia! Muitas outras meninas e, até criancinhas, também tinham suas coroas de velas na cabeça!

Ficaram curiosos e querem ver mais como foi a coroação? Vocês podem assistir o vídeo que transmitiram a cerimônia completa!

Passem lá conferir. Me digam se vocês também não ficaram nervosos com a coroa dela na igreja. Confesso que fiquei meio tensa. Acho que a menina também, porque ela mal se mexia hehe!

 

* Foto da capa por www.hbl.fi

post a comment